Seguindo o trecho que foi retirado do livro " O código da inteligência " :
Devemos primeiramente entender ou até refletir como é o estilo de vida moderno, com certeza você já imaginou um estilo agitado e com o tempo cada vez mais comprimido, exato e essa forma de vida trás consigo seus problemas, um destes que me levou até a colocar o titulo do post é a SPA ( síndrome do pensamento acelerado ).
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
" Ao contrário do que muitos profissionais de saúde mental pensam, não é apenas a qualidade dos pensamentos que gera o adoecimento psíquico e os mais diversos bloqueios da inteligência, mas também a quantidade exacerbada deles. Pensar com lucidez e coerência é a principal tarefa do Homo sapiens, mas pensar demasiadamente é seu maior problema, gera um desgaste excessivo do seu córtex cerebral. Mesmo se não produzirmos pensamentos perturbadores, se construirmos pensamentos em uma velocidade exagerada, essa produção se tornará o maior vilão da qualidade de vida, gerará um desgaste intelectual exacerbado que roubará energia do córtex cerebral produzindo a Síndrome do Pensamento Acelerado, SPA.
Por produzir teoria sobre os fenômenos que constroem o fantástico mundo dos pensamentos, tive a felicidade de descobrir a SPA, mas o desprazer de saber que grande parte da população mundial nas sociedades atuais, das crianças aos idosos, é acometida por ela.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Causas da SPA :
1) Excesso de informações : no passado, o número de informações dobrava-se a cada dois séculos, hoje dobra a cada cinco anos. 2) Excesso de estímulo visual e sonoro advindo da TV. 3) Excesso de estímulos provenientes dos computadores, internet, vídeo games. 4) Excesso de atividades e compromissos ( curso de línguas, atualizações profissionais, curso de computação, cursos livres). 5) Competição predatória, paranóia pelo sucesso a qualquer custo, compulsão por ser o número 1.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sintomas da SPA :
1) Irritabilidade. 2) Flutuação emocional. 3) Inquietação 4) Intolerância a contrariedades. 5) Déficit de concentração. 6) Esquecimento. 7) Fadiga excessiva. 8) Sono não reparador gerando cansaço ao despertar. 9) Sintomas psicossomáticos : dores de cabeça, dores musculares, queda de cabelo, gastrite e outros.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
A SPA não é um estresse corriqueiro e temporário como muitos médicos pensam, é uma exacerbação da construção de pensamentos que gera ansiedade crônica e insatisfação prolongada.
Veja o desastre mental que nós causamos nas crianças e adolescentes na atualidade. O excesso de estímulo e informação é registrado na memória deles pelo fenômeno RAM ( Registro Automático da memória ), gerando milhares de janelas disponíveis que são lidas por um outro fenômeno inconsciente, que chamo de Autofluxo.
Essas janelas não são Killers, mas janelas normais da memória. O fenômeno do Autofluxo que deveria manter um “fluxo brando” de pensamentos e imagens mentais no teatro psíquico para gerar uma fonte de prazer e entretenimento para o Homo sapiens, como está superexcitado, lê rapidamente essas janelas, produzindo um fluxo de construção em uma velocidade nunca antes vista na geração mais nova de nossa espécie.
Por não conhecer esses mecanismos, ilustres cientistas da área de psicologia e pedagogia não percebem que cometemos um crime contra a mente da juventude, mexemos na caixa preta do funcionamento deles.
O excesso de estímulo produz, em última instância, um filme mental rapidíssimo. Imagine o estresse de assistir a um filme cujas cenas passam em uma velocidade maior do que o normal. O mesmo tem ocorrido com a mente humana.
O excesso de pensamentos, preocupações e idéias não apenas é uma fonte de inquietação, mas de insatisfação. Mas as pessoas sorriem. Sim, mas as emoções prazerosas não são estáveis nem profundas. Ansiedade e desprazer são cardápios comuns do ser humano moderno.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
O RESULTADO
O resultado da SPA não poderia ser pior. As crianças e os adolescentes são agitados, ansiosos, insatisfeitos, especialistas em reclamar, não têm paciência, querem tudo na hora, não curtem o ócio, se ficam dez minutos sem fazer nada se estressam.
Grande parte desses sintomas é produzida não porque os educadores atuais não colocam limites nas crianças como muitos pensam. As causas são muito mais profundas e muito mais graves, atingem a última fronteira da ciência, as raízes da construção de pensamentos, o inconsciente psiquíco. Enfim está ligada à SPA. Nada bloqueia tanto a gestão do intelecto como essa síndrome. O “EU” de adultos e jovens se torna marionete, um joguete, da ansiedade gerada por ela.
::
O último lugar que a juventude de um modo geral quer estar é dentro da sala de aula. Por que os jovens não se concentram, têm conversas paralelas, se agitam em sala de aula. Por que são alienados, relapsos, não têm comprometimento social, não pensam no futuro ? Novamente as causas, infelizmente, são mais graves. Devido à SPA, os jovens procuram novos estímulos para saciá-los como o ofegante procura o ar.
::
Preconizações para uma revolução no microcosmo da sala de aula da pré-escola à universidade para melhorar a concentração, aliviar a ansiedade e expandir o rendimento intelectual dos alunos.
Entre elas : 1) Música ambiente para aliviar a tensão. 2) Sentar-se em forma de U ( olho no olho) para melhorar a concentração. 3) Usar a arte da dúvida continuamente durante a exposição para abrir as janelas da memória. 4) Humanizar o professor ( contar sinteticamente capítulos de sua vida em alguns momentos semanais) para cruzar o mundo do mestre com o do aluno. 5) Humanizar o produtor de conhecimento ( contar aventuras, ousadias, derrotas, êxitos, lágrimas, rejeições) para cruzar o mundo do pensador com o aluno e estimular a arte de pensar. " ( Trecho retirado do livro " O código da inteligência", digitalizado e modificado por João Pedro )
________________________________________
“A Cola como Liberdade de Aprender
:::¨::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Vejo a cola não como fraude ou ato clandestino do aluno, mas como manifestação ou recurso de liberdade de aprender do aluno e estratégia de recuperação dos alunos de baixo rendimento do professor.
Podemos ver no procedimento da cola um instrumento para assegurar, no verificação do rendimento escolar, um princípio de ensino como preconiza
a Constituição Federal, no seu inciso II, do artigo 206, que enumera, entre
os princípios de ensino, a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento,
a arte e o saber.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Encaro, pois, a cola como uma manifestação de liberdade de aprender do aluno.
O mesmo princípio é reafirmado no inciso II, do artigo 3, da Lei 9.394/96, a chamada Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional(LDB) Como ato de liberdade de aprender, a cola teria,
pois, amparo na norma constitucional inviolável, de modo a vir a ser uma prática comum e viável
no processo ensino-aprendizagem.
:::
Defino a cola como um direito de o aluno agir, dentro dos limites do regimento escolar e sob a proteção do projeto pedagógico da escola, de modo independente, no decorrer das provas parciais
ou globais para atender os fins da educação nacional.
:::
A liberdade discente de colar é, na verdade, o poder reconhecido aos alunos, pelos
estabelecimentos de ensino, de só aprenderem aquilo que quiserem e como quiserem.
Quando há a liberdade de aprender do aluno e a liberdade de ensinar do professor, podemos
falar em liberdade de ensino." ( Vicente Martins se quiser ler na íntegra : COLA )
::
Este trecho foi posto como uma reflexão à respeito das alternativas que os alunos arrumam para “fugir” da pressão ____________________________________________________
Deixo aqui uma reflexão : Diante de todo o sistema, as reformas que estão sendo formuladas para os vestibulares, até que ponto o atual “sistema de vida” e educacional são favoráveis ao ser humano ?
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albert Einstein
“Nossos livros de escola glorificam a guerra e escondem seus horrores. Eles incutem ódio nas veias das crianças. Eu preferiria ensinar paz do que guerra. Eu preferiria incutir amor do que ódio”.
Posts dos mais variados tipos, fatos do cotidiano, novidades; tecnologia; enfim tudo o que cerca nossa vida cotidiana...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário