Posts dos mais variados tipos, fatos do cotidiano, novidades; tecnologia; enfim tudo o que cerca nossa vida cotidiana...


4 de dezembro de 2009

Corrente do golfo. Perigo iminente !


Com este post vim alertá-los sobre a corrente do golfo que é vital para o equilíbrio do mundo; mas que agora com a dessalinização do mar provocada pelo derretimento das geleiras está representando um perigo iminente aos hemisférios.
Dêem uma olhada no que diz a Wikipédia :

*Uma das possibilidades aventadas em uma teoria sobre o início de glaciações envolve a Corrente do Golfo: uma mínima elevação do nível dos oceanos (1 milímetro ou pouco mais do que isto), embora possa parecer pouco, considerando-se a área, implica um enorme volume de água. Com a elevação do nível, o volume da troca de água entre o oceano Ártico e o Atlântico norte através do estreito de Spitzbergen aumentaria consideravelmente.
Com a maior quantidade de água quente indo para o Ártico (através da Corrente do Golfo) e uma maior quantidade de água fria vindo para o Atlântico norte, o resultado seria, a curto prazo, o derretimento de mais gelo do Ártico (o que realmente está ocorrendo) e o resfriamento da costa nordeste da América do Norte, afetando o clima até a Flórida, onde passariam a ocorrer resfriamentos extremos no inverno. Como conseqüência do efeito cascata desencadeado, poder-se-ia iniciar uma nova glaciação. Sem a transposição do calor ao redor do mundo uma nova era glacial é esperada :

*O efeito estufa faz com que as geleiras do Ártico derretam, mas também faz aumentar a pluviometria do Atlântico norte. Esses dois fenômenos reunidos constituem um fator no aumento da água doce nessa região. Se esse fenômeno for muito grande, como foi o caso no início da última era glacial (aproximadamente 11 000 anos atrás: as geleiras derretem na América do Norte, liberando água doce que resfria as correntes marinhas e produzem um resfriamento geral do clima terrestre), então a corrente do Golfo poderia “parar”. Além do que essa mudança seria quase tão rápida como mostrada no filme “O dia depois de amanhã” : *Essa mudança climática seria bastante rápida: em menos de 10 anos, a temperatura de toda a Europa ocidental (de Portugal à Finlândia) baixaria de 5°C. Quando se sabe que as temperaturas médias baixam de 1 grau C a cada 500 km de latitude, encontrar-se-ia o clima de Oslo em Madrid. Os cientistas não podem afirmar ao certo quando a dessalinização vai influenciar de modo mais grave na corrente do golfo; mas relacionando a outras informações encontradas, me alarmei, já que a previsão de alguns cientistas é que em 30 anos não haverá mais gelo nas calotas. A última era do gelo teve por seu estopim justamente esta corrente; quando um vulcão lacrou o canal do panamá a 10000 anos o que inferiu de forma drástica no clima de todo o planeta iniciando a era do gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário